segunda-feira, 23 de novembro de 2009
SUGESTÕES E COMENTÁRIOS DE ANGELA LOURENÇO E LUIZ LIZARDO
Recurso: Jogo.
Disponível em: http://fmu.br/site/noticias/ler.asp?n=1413
Estrutura curricular: Ensino Fundamental e Médio.
Disciplina: Língua Portuguesa.
Objetivo: Aplicação das novas regras ortográficas.
Descrição: Um jogador precisa percorrer um tabuleiro com um pão.
É apresentado um tabuleiro com perguntas referentes ao novo acordo ortográfico. Cada acerto permite avançar uma casa no tabuleiro.
Autor: O game é fruto de uma parceria entre o Complexo Educacional FMU e o LivroClip. Baseado no livro “Guia da Reforma Ortográfica” idealizado pela FMU e o Museu da Língua Portuguesa.
Recurso: Animação.
Título: A casa.
Disponível em: http://www.curtanaescola.org.br
Estrutura Curricular: Educação Infantil/Ensino Fundamental I.
Objetivo: Mostrar a comunicação através da mímica.
Disciplina: Artes, Língua Portuguesa.
Descrição: Ao som da famosa canção de Vinícius, um mímico se diverte construindo uma casa que só é visível para quem acredita na história.
Autor:Andrés Lieban.
Recurso: Objeto de Aprendizagem
Título: Cores
Disponível em: http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso2006/cores/art_coresrived.swf
Estrutura curricular: Nono Ano do Ensino Fundamental.
Disciplina: Artes
Objetivo: fixar conceitos sobre cor-luz e cor pigmento, tais como: efeito óptico e refração da luz; classificação das cores (frias, quentes, primárias, secundárias e complementares), escala tonal, efeito óptico, contraste e combinação.
Descrição: Aborda temas como cores quentes e frias, primárias e secundárias entre outros.
Autor: Conteúdo produzido para o concurso Rived
Recurso: Aula
Título: Atividade física a qualquer hora
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3858
Estrutura Curricular: Ensino médio
Objetivo: identificar o esporte que mais se adequa ao ambiente; organizar o tempo para a prática desportiva; adequar espaços para a prática de esportes físicos e valorizar a prática da atividade física.
Disciplina: Educação Física
Descrição: Inicialmente é colocada em questão a introdução dos esportes na vida do ser humano, em seu cotidiano, na sua experiência diária, através de exemplos práticos. A turma é divida em três grupos e, para cada grupo, é indicado um vídeo. Será incentivado o uso da criatividade dos grupos e propostos alguns debates e práticas de atividades físicas.
Autor: Elmio Pagy Felipe dos Reis
Recurso: Objeto de Aprendizagem
Título: Zorelha – Musicalizador infantil
Disponível em: http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/zorelha/index.html
Estrutura Curricular: segundo ano do ensino fundamental
Objetivo:. Segundo Ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Artes
Descrição: A atividade desperta a musicalidade nos alunos através de diferentes sons.
Autor: Conteúdo produzido para o concurso Rived
Recurso: Objeto de Aprendizagem.
Título: Ferramenta de visualização da realização de objetivos
Disponível em:
http://rived.mec.gov.br/atividades/profissionalizante/objetivos/objetivos_v70.swf
Estrutura Curricular: Serve para todos os níveis de ensino
Objetivo:. promover a percepção da relação entre objetivos gerais, objetivos específicos, habilidades e competências quando se propõe uma atividade educacional, entender a importância da avaliação diagnóstica e da avaliação continuada no processo de verificação do alcance dos objetivos propostos, planejar e acompanhar atividades correlacionadas aos objetivos propostos e verificar o sucesso ou necessidade de reformulação.
Disciplina: Serve para todas as disciplinas
Descrição: É dividida em cinco passos começando pelo título da atividade e seguido por objetivos e competências
Autor: Conteúdo produzido para o concurso Rived
Recurso: Texto (artigo)
Título: Atividade Física e alimentação saudável dentro da escola
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000478.pdf
Estrutura Curricular: Sexto ao nono ano do ensino fundamental
Objetivo: comentar a patologia obesidade e conceitos básicos sobre alimentação saudável
Disciplina: Educação Física
Descrição: Este recurso refere-se ao projeto Atividade física e alimentação saudável dentro da escola onde estabeleceu critérios básicos para a diminuição da obesidade entre os adolescentes.
Autor: Raphaell Moreira Martins
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito boas essas sugestões.
ResponderExcluirParabéns para a dupla!!!
Estarei sugerindo aos profesores da escola onde atuo.